Você irá se encantar com uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do mundo. Um verdadeiro patrimônio da humanidade!
O Pantanal, maior planície alagável do mundo, é o elo entre as duas maiores bacias da América do Sul: a do Prata e a Amazônica, o que lhe confere a função de corredor biogeográfico, ou seja, permite a dispersão e troca de espécies de fauna e flora entre essas bacias. Está situado na parte alta da Bacia do rio Paraguai a qual possui uma superfície de aproximadamente 500.000 quilômetros quadrados. A planície cobre uma área de quase 210 mil quilômetros quadrados, dos quais 65% estão no Brasil, no Mato Grosso do Sul. É uma região única na qual encontram-se o Cerrado (Leste, Norte e Sul); o Chaco (Sudoeste); a Amazônia (Norte); a Mata Atlântica (Sul) e o Bosque Seco Chiquitano (Noroeste). Esta situação, somada aos pulsos de inundação, permite particular diversidade e variabilidade de espécies.
O rio Paraguai e seus afluentes, como o Rio Apa, percorrem o Pantanal, formando extensas áreas inundadas que servem de abrigo para muitos peixes, tornando a região extremamente piscosa, já tendo sido catalogadas 263 espécies de peixes como: o pacu, pintado, dourado, cachara,curimbatá, piraputanga, jaú e piau. O Pantanal possui uma das faunas mais ricas do planeta, 650 espécies de aves (no Brasil inteiro estão catalogadas cerca de 1800). A mais espetacular é a arara-azul-grande, uma espécie ameaçada de extinção. Há ainda tuiuiús (a ave símbolo do Pantanal),tucanos, periquitos, martim pescador, garças-brancas, beija-flores, socós, jaçanãs, emas, seriemas,papagaios, colhereiros, gaviões, carcarás e curicacas. Muitos animais ameaçados de extinção em outras partes do Brasil ainda possuem populações vigorosas na região pantaneira, como o cervo-do-pantanal, a capivara, e o jacaré.
Clima
O clima da região é quente e úmido, no verão, e embora seja relativamente mais frio no inverno, continua apresentando grande umidade do ar devido à água acumulada nas raízes durante o período de cheia. A média da temperatura varia em torno de 32°C, no inverno o clima é frio e seco e fica em torno de 17°C, ocorrendo ocasionalmente, geadas nos meses de junho e julho.
Venha visitar o Pantanal Sul em qualquer época do ano
A alternância das águas, seja nas cheias ou na seca, proporciona cenários indescritíveis que sofrem significativas mudanças, inclusive na pesca, por exemplo, em épocas de cheia o Jaú fica abundante. O encanto da paisagem faz explodir a emoção, principalmente ao amanhecer e ao entardecer, quando todo o Pantanal se transforma em sons e cores.
Piracema
Neste período em que a pesca é proibida a pousada Pantaneira Foz do Rio Apa incentiva o ecoturismo, para descansar e conhecer as belezas do pantanal, pois a piracema, entre o início de novembro e o final de fevereiro, é quando os peixes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza para realizar a desova e a reprodução. Este fenômeno é considerado essencial para a preservação da piscosidade das águas dos rios e lagoas.
Para praticar a pesca retire sua licença
Para praticar a pesca, é necessário (assim como em qualquer época do ano) a obtenção de licença, o que pode ser feito no Banco do Brasil, por exemplo, devendo ser realizada apenas em áreas represadas. O descumprimento destas condições sujeita o infrator à multa, detenção e processo perante a esfera federal.
Retire sua licença: http://www.pousadafozdorioapa.com.br/novo/index.php?idcanal=798
Alguns costumes pantaneiros
O homem pantaneiro que há mais de duzentos anos habita o Pantanal aprendeu a conviver, em harmonia com o “seu mundo “inundado, úmido ou seco”.
A vida do pantaneiro está ligada estreitamente a natureza, ao mundo ao seu redor; exemplo disso está no seu modo alimentar, muito simples, reduzido a três repletas refeições diárias à base de arroz, mandioca, farofa, feijão, carne em abundância e peixe à vontade. Para passar o dia trabalhando no campo a escolha é o tereré, uma bebida feita com a imersão da erva-mate (Ilex paraguariensis), de origem guarani, consumida com água gelada.
Venha para o Pantanal! A beleza proporcionada por estas paisagens, cultura e costumes, fascinam as pessoas que nos visitam.